Presidente da CEE da Guarda Municipal, Otoniel Lima,, visita GCM de Barueri

Presidente da CEE da Guarda Municipal, Otoniel Lima,, visita GCM de Barueri

Por: Assessoria gabinete Otoniel Lima - Foto: Aline Pereira

O vereador Otoniel Lima (PRB), presidente da Comissão Especial de Estudos para analisar as atuais condições e necessidades da Guarda Civil Municipal em relação aos equipamentos, armamentos, munições, viaturas, fardamentos, estrutura de trabalho e plano de carreira, realizou uma diligência na Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, município da região metropolitana de São Paulo, para conferir a estrutura física e operacional da Guarda Civil Municipal da cidade, que serve de referência para o estado.

Representando a comissão, o vereador foi recebido pelo Cel. PM José Virgolino de Oliveira (chefe de gabinete) da secretária Regina Mesquita, e pelo comandante da GCM Marcus Guedes, onde apresentaram todos os departamentos que ficam sob o controle da Secretaria, que é responsável pela implementação das políticas de segurança pública no município, através de seus órgãos: a Guarda Municipal e a Defesa Civil.

Em cooperação com as polícias Civil e Militar, eles realizam trabalhos de proteção preventiva e também ostensiva, dia e noite nas ruas de Barueri, zelando pela segurança do cidadão.

Em doze anos de existência, a Guarda Municipal passou de um efetivo de 160 para 600 guardas, masculinos e femininos, que participam do programa de treinamento intensivo, o qual prepara toda a corporação para as mais diversas ocorrências.

A frota saltou de 18 para 100 viaturas, entre automóveis, utilitários, motocicletas e micro-ônibus. Além disso, ainda possui serviço de inteligência e monitoramento da cidade, armamento para os guardas, estrutura médica e de fisioterapia, academia e tatame para jiu-jitsu, e até um serviço de pesquisa de satisfação da população atendida.

O resultado é a eficiência na atuação em defesa do patrimônio público e ações ligadas à apreensão de armas e drogas, flagrantes de homicídios, roubos e furtos, captura de foragidos da justiça e ações de auxílio à população.

O intuito da Comissão Especial de Estudos presidida por Otoniel Lima, é justamente tomar como exemplo ações, investimentos e convênios de que deram certo em outras cidades, e assim, apresentar no relatório final, ideias que auxiliarão o Poder Executivo a implementação do progresso à GCM de Ribeirão, que hoje atua com baixo efetivo (atualmente são 230 guardas em atividade), além de baixas e sucateadas condições de atuação, para que não apenas volte a ser referência, mas que possa garantir segurança à população, tendo em vista hoje a cidade ser o centro da Região Metropolitana.

Compõem ainda a CEE os vereadores Alessandro Maraca (MDB), Fabiano Guimarães (DEM), Isaac Antunes (PR), e Lincoln Fernandes (PDT).